quinta-feira, 2 de setembro de 2021

"CÉU E INFERNO - E AS PORTAS DA SENSOPERCEPÇÃO " 




"O céu e o inferno não são geográficos, são psicológicos, são a sua psicologia. O céu e o inferno não estão no fim da sua vida, eles estão aqui e agora. A porta abre-se a cada momento; cada momento que se move entre o céu e o inferno. É uma coisa de momento a momento, é urgente; num momento pode ir do inferno para o céu, do céu para o inferno. O inferno e o céu estão dentro de si. Os portões estão muito próximos uns dos outros: com a mão direita pode abrir um e com a mão esquerda pode abrir o outro. Com uma mudança mental, todo o seu ser se transforma: do céu para o inferno e do inferno para o céu. Quando ages inconscientemente, sem consciência, estás no inferno; quando estás consciente, quando ages com plena consciência, estás no céu.

O mestre Zen Hakuin é uma das raras flores. Um guerreiro veio vê-lo, um samurai, um grande soldado, e perguntou-lhe: "Existe o céu, existe o inferno? E se há céu e inferno, onde estão os portões? De onde se entra? Como posso evitar o inferno e escolher o céu"?

Ele era um simples guerreiro. Um guerreiro é sempre simples; caso contrário, ele não seria um guerreiro. Um guerreiro só sabe duas coisas: a vida e a morte; a sua vida está sempre em jogo, ele está sempre a brincar; ele é um homem simples. Ele não tinha vindo para aprender nenhuma doutrina. Ele queria saber onde estavam os portões para evitar o inferno e entrar no céu. E Hakuin respondeu-lhe da única forma que um guerreiro podia compreender.

O que é que Hakuin fez?

Ele disse: "Quem é você?

-Eu sou um samurai", respondeu o guerreiro.

No Japão, ser samurai é algo de que se pode orgulhar. Significa ser um guerreiro perfeito, um homem que não abdica da sua vida por um segundo. Para ele, a vida e a morte são apenas um jogo. E ele disse: "Sou um samurai, sou um chefe samurai. Até o imperador me presta a sua homenagem.

-És um samurai? -Hakuin riu: "Pareces mais um mendigo.

O orgulho do samurai foi ferido, o seu ego ferido. Esqueceu-se porque tinha vindo. Sacou da sua espada e estava prestes a matar Hakuin. Esqueceu-se que tinha vindo ver o mestre para aprender onde estão as portas do céu e do inferno.

Hakuin riu-se e disse: "Este é o portão do inferno". Com esta espada, esta raiva, este ego, é assim que o portão se abre. Isto é algo que um guerreiro pode compreender. E o samurai compreendeu de imediato: este é o portão. Bainhou novamente a espada.

E Hakuin disse: "Agora abriste as portas do céu.

O inferno e o céu estão dentro de si, ambos os portões estão dentro de si. Quando se comporta inconscientemente, há a porta do inferno; quando se está alerta e consciente, há a porta do céu".

Um pássaro ao vento - Osho

#livromomentopresente

#terapiasdesensopercepção


Nenhum comentário:

Postar um comentário