segunda-feira, 8 de agosto de 2016

VALORIZANDO O AGORA!

Um dos principais objetivos dos exercícios de meditação é sentir mais paz, mais alegria, mais amor e felicidade na sua vida atual, no momento presente. Usufruir a vida agora.
Pode parecer um paradoxo que a meditação com os exercícios de regressão nos façam tomar uma consciência mais aguda do presente, mas é verdade. Isto acontece porque as pessoas se tornam mais capazes de concentrar-se no momento que estão vivendo. Por um lado, como a meditação também possui exercício de atenção focalizada, sua pratica regular desenvolve em nós a capacidade de concentração no que esta sendo experimentado. Por outro, as lembranças que a regressão é capaz de nos trazer rompem as amarras que nos prendem. Temos tendência a remoer o passado, a culpar-nos pelas falhas que cometemos, a apagarmos o que foi vivido. Além de nos impedir de usufruir mais plenamente o que o momento presente nos oferece, esse apego é absolutamente inútil para resolver qualquer problema. Com as lembranças que nos vêm na regressão, descobrimos para que serve o passado: aprendemos com ele e acumulamos sabedoria com as experiências vividas, podendo então viver melhor no presente.
O mesmo acontece em relação ao futuro. Da mesma forma como remoer o passado é inútil, descobrimos que não adianta nos preocuparmos com o futuro, pois a preocupação não muda o que virá a acontecer. Planejar o futuro é absolutamente necessário para não ficarmos ao sabor dos acontecimentos ou do desejo dos outros, mas preocupar-se com ele é perda de tempo.
Libertando-nos então do peso do passado e da preocupação com o futuro, nós nos tornamos mais capazes de nos concentrar no presente. Porque é no agora que experimentamos a alegria, o amor, a paz de espírito, é nele que contemplamos a beleza das manifestações da natureza e dos pequenos gestos humanos, é ele que nos abastece de alegria e esperança.

História da xícara de chá:
Se ao tomar o chá, estamos presos ao passado ou preocupados com o futuro, deixamos de sentir o prazer do calor da xícara, do perfume que emana a infusão, desperdiçamos a delicia do seu sabor. Perdemos o prazer do momento presente. Quanto mais somos capazes de usufruir o momento presente, mais experimentamos a plenitude da vida.


BRIAN WEISS

Nenhum comentário:

Postar um comentário