quinta-feira, 18 de maio de 2023

 

COMO ESCUTAR O CORPO?


Sintonizar com suas necessidades pode abrir um caminho para cuidar melhor de você. Entenda como escutar o corpo.

 

 

Você realmente ouve as mensagens que seu corpo te diz? Convido você a fazer uma pausa na leitura e escutar o corpo agora. Faça duas ou três respirações profundas para se conectar.

Quando você sintoniza com seu corpo, o que você ouve? Podem surgir diversas mensagens como: movimentar o corpo, levantar-se da cadeira, usar menos o celular, agradecer, dar uma pausa, descansar… note o que surge para você. Se você tem o costume de ter um diário, pode anotar essas mensagens.

Sintonizar com essas necessidades pode abrir um caminho para cuidar melhor de você. É importante fazer escolhas de forma consciente e de acordo com o que você realmente precisa. Notar os hábitos que podem estar contribuindo para um desgaste no corpo, como, por exemplo, usar menos o celular ou ter pausa no almoço para descanso.

Fazer uma pausa para escutar o corpo

Estamos vivendo um momento em que muitas pessoas estão com o trabalho dentro de casa, o que acabou misturando os ambientes e confundindo as necessidades. Além disso, estar o tempo todo conectado com as notícias, redes sociais e o trabalho não cria espaço de descanso para o corpo e a mente.

Note como pequenas pausas durante o dia podem ser mais importantes para você se conectar com suas reais necessidades. Algumas ideias:

  • Muito tempo sentada: após uma hora e meia ou duas horas sentada é benéfico parar e buscar entender o que está acontecendo com você e escolher o que pode fazer no momento.
  • Se seu dia a dia é estressante: ofereça um tempo de recuperação para seu corpo e sua mente. É uma maneira saudável de cuidar de você e diminuir o estresse acumulado.

 

Sintonizar e conectar com o corpo

Momentos de pausa ajudam você a sintonizar e perceber se seu corpo precisa de movimento e se sua mente precisa de descanso. Que tal tentar:

  • dar uma volta no quarteirão.
  • Olhar a paisagem da janela
  • Fazer uma respiração consciente

 

É fome ou ansiedade?

Se você conseguir escutar o corpo pode até aprender a se conectar com sinal de fome. Pequenas pausas podem nutrir seu corpo e abrir a escuta das mensagens que ele te diz. Algumas ideias para entender e escutar o corpo e suas mensagens:

  • Pare tudo para tomar um copo de água
  • Prepare um chá ou café com foco

O corpo não está separado da mente e quando oferecemos essa pausa, um momento de relaxamento, ambos colhem os benefícios.

Sugiro uma prática que pode contribuir para escutar o corpo: agradecer as funções que seu organismo executa. Cuidar dessa preciosidade que te permite fazer as atividades diárias.

Agradeço aos pés por me permitir caminhar. Agradeço aos olhos por enxergar e ler. Agradeço ao pulmão por respirar.

Espero que você inclua momentos de pausa para nutrir seu corpo com o carinho que precisa naquele momento.

Por Luiza Camargo Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário